terça-feira, 25 de setembro de 2012

Quem só apaga incêndios não tem tempo para prevenir-se deles


É inevitável que em micro e pequenos negócios algumas pessoas tenham que acumular funções. Em alguns casos o empreendedor precisa fazer quase tudo sozinho. Contudo para que se atinja o nível de crescimento desejado é preciso ratificar ou desmistificar algumas verdades populares.

 “O gado  engorda sob os olhos do dono”. Muita calma nessa hora! O papel do proprietário é estratégico. Em alguns momentos ele precisa estar no operacional, mas isto deve acontecer em momentos especiais ou programados. Caso o empreendedor tenha que ficar a maior parte do seu tempo realizando as tarefas básicas, de responsabilidade de seus funcionários, o alcance das metas poderá ficar comprometido. Deve-se confiar muito mais nos processos do que nas pessoas. A empresa precisa funcionar na ausência do empreendedor da mesma forma que funcionaria na sua presença.

Quem trabalha muito não tem tempo para ganhar dinheiro”. Não é porque o empreendedor não está realizando tarefas operacionais que ele não esteja trabalhando.  Há momentos em que ele precisa avaliar os cenários econômicos, de mercado ou até financeiros. Neste momento acontece o mapeamento de forças e fraquezas e avaliação de riscos. A decisão tomada aqui pode revolucionar a empresa e mudar positivamente o destino do negocio. Se você utiliza os mesmos ingredientes e o mesmo tempo de cozimento, não espera ter um bolo diferente ao abrir a porta do forno, não é? Alguém precisa pensar em fazer as coisas diferentes e melhores. A frase mais adequada para esta verdade popular seriaQuem só apaga incêndios não tem tempo para prevenir-se deles”.

Cada macaco no seu galho”. Imagine o valor do salário pago por hora para um colaborador que faz uma tarefa simples, agora imagine a mesma tarefa simples tendo que ser executada pelo proprietário da empresa para compensar um erro de processo produtivo. O grande motivo pelo qual existem diferenças de faixas salariais é este: Pessoas com competências, habilidades e atitudes diferentes que as proporcionam executar tarefas especiais. Estas tarefas especiais remuneram melhor. Quer sair do operacional? Capacite-se!

A reflexão sobre este assunto vem de diversos pequenos negócios que atendo diariamente no trabalho. Estes empreendimentos parecem “patinar”, na escada do crescimento mercadológico e financeiro, exatamente porque seu proprietário precisa aplicar grande carga de esforço e tempo para resolver problemas que não lhe competem. Reveja e avalie melhor os processos da sua empresa. Identifique onde você está gastando tempo e energia. Isto pode fazer toda a diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário